Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
PLANEJAMENTO EM SAUDE/METODOS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 7   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:180 - (359)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Durán Morales, Hermán
Título:Aspectos conceptuales y operativos del proceso de planificación de la salud^ies ..-
Fonte:Santiago de Chile; Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social; ago. 1989. . (Cuadernos del ILPES, 35).
 (Cuadernos del ILPES, 35).
Resumo:Trata de los principios generales en que se basa el proceso de planificación de la salud, cuya teoría es esencialmente la misma para los niveles central, regional y local. [...] Estas tres dimensiones espaciales están diseñadas más o menos implicitamente en la exposición de los temas. Nuestra intención ha sido destacar que por encima del nivel local se formulan políticas de salud con las cuales se identifica un diseño del plan nacional para los efectos de los grandes aspectos gestionarios de una política: el financiamento de la salud de la población, la formación de personal profesional, las grandes inversiones que requieren la tecnología y las infraestructuras, etc. [...] Hemos creído importante destacar en este texto aspectos didácticos de la formulación y gestión de programas y de proyectos, con el objecto de promover el interés de los administradores locales y de los alumnos de estas materias en la gestión eficiente en el nivel local, que es esencial para el éxito de la ejecución de planes nacionales y regionales. (AU) [DP]^ies.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
TECNICAS DE PLANEJAMENTO
Meio Eletrônico:http://www.eclac.cl/cgi-bin/getProd.asp?xml=/publicaciones/xml/7/24507/P24507.xml&xsl=/ilpes/tpl/p9f.xsl&base=/ilpes/tpl/top-bottom.xslt#
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 013

  2 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:175 - (354)
Autor:Giovanella, Lígia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A proposta de Mario Testa para o planejamento em saúde^ipt.
Fonte:In: Giovanella, Lígia.Planejamento estratégico, programação e orçamentação em saúde: textos de apoio ao ensino da saúde coletiva^ipt. Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública, 1992. p.14-36.
Resumo:Apresenta a proposta de Mario Testa para o planejamento em saúde, com base principalmente em seu trabalho "Estrategia y programación", de 1986. Divide a mencionada proposta em duas grandes partes: o diagnóstico de saúde e as propostas programático-estratégicas. O primeiro é constituído pelos diagnósticos administrativo, estratégico e ideológico e pela síntese diagnóstica. As propostas programático-estratégicas constituem-se por programas de abertura, avanço e consolidação e pelas estratégias de formas organizativas democráticas e participativas.(AU)^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
DIAGNOSTICO DA SITUACAO EM SAUDE
Localização:OHS/ORH - I-02 - 011

  3 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:174 - (353)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Giovanella, Lígia
Título:Planejamento estratégico, programação e orçamentação em saúde: textos de apoio ao ensino da saúde coletiva^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública; 1992. 80 p. .
Resumo:Traça um histórico do planejamento em saúde na América Latina, discute questões teórico-conceituais e aborda aspectos operacionais da elaboração de diagnósticos e da orçamentação^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/hist
PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
AMERICA LATINA
 POLITICA DE SAUDE
 SAUDE PÚBLICA
Localização:OHS/ORH - I-02 - 012

  4 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:64 - (243)
Autor:Pillet, Juan V.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Planificación de recursos humanos para la salud: consideraciones metodológicas^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;5(2):108-129, abr.-jun. 1971. ^btab, ^bgraf.
Resumo:Analisa a situação atual do planejamento de formação de recursos humanos para a saúde. Após discutir as premissas gerais em que se deve basear o processo de planejamento, analisa oito procedimentos distintos aplicáveis nesse processo: o procedimento baseado na análise da evolução recente e da projeção da tendência histórica; a projeção de índices que relacionam o pessoal de saúde com a população, tomando-se em conta as projeções demográficas e suas possíveis variações; a aplicação de normas, que sugere várias alternativas viáveis e cuja adoção sob observação rigorosa permite reajustes contínuos; a comparação internacional e a análise de correlações sobre indicadores de pessoal de saúde e econômicos; os estudos sobre demanda-oferta; o procedimento denominado demanda programada; o planejamento geográfico; a análise custo-benefício. O uso combinado e crítico desses procedimentos, bastante imperfeitos quando considerados isoladamente, permitiria formular planos de desenvolvimento mais racionais(AU)^ies.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37885.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 030

  5 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:61 - (240)
Autor:Testa, Mario.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Planificación de recursos humanos para la salud en cuanto a tipos, cantidad y adequación a la función^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;4(1-2):48-70, ene.-jun. 1970. .
Resumo:Discorre sobre os elementos fundamentais que intervêm no planejamento de recursos humanos para a saúde, classificando-os conforme se originem da demanda (econômica, direta e política) ou da oferta (existência, disponibildade e capacidade de grupos de pessoas preparadas para trabalhar em saúde). Comenta dois enfoques metodológicos para o cálculo e análise de número, tipo e funções de recursos humanos em saúde: o econômico, exemplificado com pesquisas feitas em Formosa e no Peru; e o político, a exemplo de estudo realizado na Colômbia. Aponta a mobilidade geográfica e social, a produtividade dos recursos humanos e a função de produção como questões centrais ao dito planejamento. Indica a análise de sistemas como ferramenta adequada, em virtude dos modelos de experimentação que permite, para fazer frente à complexidade das relações e variáveis envolvidas em estudos dessa natureza. Distingue como soluções parciais para o desenvolvimento da área de saúde o treinamento em serviço, a expansão de centros de treinamento formal, o estabelecimento de salários diferenciados e adequados aos diversos postos profissionais e regiões geográficas, a consideração da origem social e regional dos educandos e, por fim, o aumento do prestígio profissional e a valorização da imagem social dos profissionais de saúde. Alerta sobre a necessária adequação do planejamento de recursos humanos em saúde à mudança social, política e econômica por que passam os países da América Latina. Menciona os níveis de responsabilidade das escolas de saúde pública, dos serviços de saúde e dos organismos internacionais no que tange ao planejamento da saúde e de seus recursos humanos^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37859.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 034

  6 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:31 - (210)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Mendes, Eugênio Vilaça
Título:O planejamento da saúde no Brasil: origens, evolução, análise crítica e perspectivas^ipt ..-
Fonte:Brasília; Organização Pan-americana da Saúde; 1988. 1-31 p. . (Desenvolvimento de serviços de saúde, 8).
 (Desenvolvimento de serviços de saúde, 8).
Resumo:Apresenta as origens e a evolução do planejamento em saúde no Brasil, os métodos e modelos predominantes nos diferentes períodos, bem como os instrumentos de política pública que os consolidaram. Aborda as atuais dificuldades de conciliação, nos debates sobre a Reforma Sanitária, entre o planejamento da atenção médica e os enfoques epidemiológicos e atribui esses impasses à metodologia do planejamento normativo, do qual critica a prática e a concepção. Advoga a adoção do planejamento estratégico, em especial o situacional, e sobre este apresenta os postulados, critérios de avaliação e metodologia [DP](AU)^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/hist
PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
PLANEJAMENTO EM SAUDE/org
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
BRASIL
Localização:OHS/ORH - H-01 - 006

  7 / 7
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:12 - (191)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Centro Panamericano de Planificación de la Salud*.
Título:Formulación de políticas de salud^ies ..-
Fonte:Santiago; Centro Panamericano de Planificación en Salud; 1975. 59 p. ^bquadros.
Resumo:Apresenta conceitos e orientações sobre formulação de políticas de saúde, com enfoque no planejamento. Descreve os componentes políticos, tecno-administrativos e tecno-operacionais dos serviços e do planejamento da saúde. Estabelece as relações entre formulação de políticas de saúde e planejamento. Indica os principais elementos metodológicos para a formulação de políticas de saúde, incluindo definição de proposições políticas, análise de factibilidade e coerência e desenho das respectivas estratégias. Discute as formas documentais e jurídicas em que a política pode ser elaborada, segundo seu conteúdo, uso, necessidades estratégicas e demandas operacionais de execução. Aborda os aspectos da situação de saúde (estado de saúde, serviços e sistemas de saúde e seus condicionamentos) que podem ser objeto de formulação de políticas [DP](AU)^ipt.
Descritores:FORMULACAO DE POLITICAS
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
POLITICA DE SAUDE
Localização:OHS/ORH - E-04 - 008; BR526.1; 362.1, C397f; US1.1



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3